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Eventos

Produção de congressos e feiras fatura R$ 674 mil em janeiro deste ano

05 de Março de 2018 Observatório do Turismo e Eventos
Encontros e congressos técnicos e científicos, feiras e exposições ajudam a inserir Maringá na nota de visitantes e impactam positivamente na economia. Em janeiro, a produção e promoção de eventos desse tipo faturaram pelo menos R$ 674.986,00, de acordo com levantamento do Observatório do Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau.

O valor faturado pelos encontros e congressos foi 25% maior que os R$ 540.027,66 registrados no mesmo mês de 2017. Além disso, no primeiro mês de 2018, o faturamento dos encontros e congressos representou 5,2% do total de serviços contratados no trade turístico (R$ 12.842.725,33).

O cálculo foi realizado pelo Observatório do Turismo e Eventos com base em dados do Imposto Sobre Serviço (ISS) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 8230-0/01, que dispõe sobre “Serviços de Organização, Produtora e Promoção de Encontros e Congressos”, “Serviços de Organização, Produtora e Promoção de Eventos, Exceto Culturais e Esportivos”, e “Serviços de Organização, Produtora e Promoção de Feiras e Exposições”.

O ISS é um imposto municipal cobrado sobre o valor de serviços prestados, em qualquer atividade econômica, com alíquotas que variam de 2% a 5%. No entanto, em todos os segmentos relacionados ao turismo e eventos, o tributo é 3% do faturamento.

Só de ISS específico da área de Produtora e Promoção de Encontros e Congressos a Prefeitura de Maringá arrecadou R$ 20.249,58 no mês passado e R$16.200,83 em janeiro de 2017.

O Observatório do Turismo e Eventos reúne informações para identificar os potenciais e as carências do turismo e eventos da cidade. Os dados são disponibilizados para que especialistas, poder público e privado e a sociedade civil organizada sejam auxiliados nas tomadas de decisão que envolvam o setor.

São monitorados, além do ISS Turístico, a tarifa média cobrada pelos hotéis; a taxa média de ocupação dos hotéis; o mercado de trabalho ligado ao turismo; a malha rodoviária; a movimentação do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior e a movimentação terrestre pela Viapar, entre outros indicadores.

O projeto é patrocinado pela Viapar e tem, ainda, apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Cooper Card e Sebrae.

Todos os dados estão disponibilizados gratuitamente no site www.maringacvb.com.br/observatorioturismomaringa.
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