Compartilhe o
nosso conteúdo
Dê a sua opinião

Serviços

Maringá tem setor em crescimento constante

11 de Fevereiro de 2020 Gilson Aguiar
Dentro do planejamento que a cidade está fazendo para 2040 não se pode negar que o setor de serviços tem um papel fundamental. Educação, saúde, serviços financeiros e tecnologia da informação são áreas de crescimento que é perceptível. Se multiplicam empresas que tem especialidade na qualidade de vida. Melhora-se pessoas com pessoas, esta é a chave da questão.

A cidade tem 38.904 empresas no setor. O setor responde por 67% do Produto Interno Bruto do município. Um dado fundamental para entendermos o quanto o crescimento econômico está atrelado a um ambiente de oportunidades que envolva a formação. Não por acaso a cidade conta com 1.932 instituições educacionais. A formação superior tem referência em setores como saúde e tecnologia da informação.

Na saúde há dados relevantes e que demonstram o ambiente diferenciado em que o setor de serviço se desenvolve. Maringá tem 44% da sua população com assistência médica privada, coberta por um plano de saúde. O dobro da média nacional, praticamente. Faz diferença a longevidade e a possibilidade de investimento em uma população com uma condição de saúde diferenciada. Lembrando que qualificação e longevidade são decisivos para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O IDH cresceu significativamente entre 1991 e 2010. Saímos de um índice de 0,608 no início da década de 1990 para 0,808 em 2010. Um destaque em relação ao ambiente regional que precisa ser “contaminado” para que o ambiente de negócios se propague.

Investimentos nas mais diversas áreas da economia marcam o setor de serviços. Empresas financeiras são mais de mil e trezentas. Agências bancárias são 68, com duas importantes cooperativas de crédito. Estes números tendem a crescer. Enquanto as agências dos bancos tradicionais fecham, as cooperativas de crédito aumentam suas unidades de atendimento ao cliente.

Para entender melhor estes dados, baixo o Anuário a Grande Região de Maringá 2019/2020, neste site: http://www.agranderegiaodemaringa.com.br/anuario
seta-top